Higiene e Profilaxia
A febre tifóide é uma doença causada pela Salmonella Typhi, que é uma bactéria intestinal que coloniza somente seres humanos. Pode acometer adultos e crianças, de ambos os sexos e ocorre em todas as estações do ano. A febre paratifóide é considerada uma doença similar, geralmente de menor gravidade, sendo ocasionada pela bactéria Salmonella Paratyphi A, B ou C.
Transmissão
A transmissão ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo as Salmonellas Typhi ou Paratyphi. Na maioria das vezes é contaminada pelo portador da bactéria, durante o processo de preparação e manipulação de alimentos. A água pode ser contaminada no próprio manancial (rio, lago ou poço), por tratamento inadequado ou por contaminação da rede de distribuição. A bactéria mostra-se resistente ao esfriamento e ao ressecamento, podendo sobreviver por períodos prolongados em esgotos, água, alimento e gelo, porém pode ser eliminada pelo uso de hipoclorito.
Sinais e Sintomas
A doença é aguda e apresenta como principais sintomas:febre prolongada, dor abdominal, diarréia ou obstipação, náuseas, vômitos, cefaléia e, às vezes, erupção (manchas vermelhas) na pele. A duração da doença, quando tratada, é de aproximadamente três a quatro semanas. Os pacientes, durante o curso da doença e na convalescença, eliminam em suas fezes e urina a Salmonella Typhi (portador transitório). O indivíduo também pode infectar-se com a bactéria e não adoecer, isto é, não apresentar sintomas, mesmo assim pode eliminar pelas fezes a Salmonella Typhi, por um ano ou mais (portador crônico).
Diagnóstico e Tratamento
O diagnostico definitivo requer o isolamento das bactérias no sangue, na urina, nas fezes ou na medula óssea. O tratamento é realizado com antibióticos específicos para as Salmonellas Typhi ou Paratyphi A, B ou C.
Cólera
A cólera é uma doença infecciosa aguda, transmissível e perigosa, pois caracteriza-se por uma infecção intestinal grave, podendo