Higiene Profilaxia
Apostila: Higienização dos Serviços de Saúde
Conceito de Limpeza: Limpeza é o processo mecânico de remoção de sujidades e detritos mediante o uso adequado de água e detergente para manter em estado de asseio os artigos, pisos, paredes, mobiliários e equipamentos.
A limpeza deve ser sempre realizada antes da desinfecção ou esterilização, pois vai garantir a qualidade desses processos. O material orgânico aderido abriga os microorganismos.
Desinfecção: Desinfecção é o processo de eliminação dos microorganismos patogênicos, exceto as formas esporuladas, realizada em superfícies inertes mediante a aplicação de meios físicos ou químicos (desinfetantes).
Esterilização: Esterilização de materiais é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Como exemplo, uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida ao calor durante um determinado tempo, destruindo todas as bactérias, seus esporos, vírus e fungos. Existem várias técnicas de esterilização, que apresentam vantagens e desvantagens; contudo, a técnica usada mais regularmente é a autoclavagem.
O Ambiente de trabalho é dividido em:
Área física: Piso, Paredes, Teto, Portas, Janelas.
Mobiliário: Mesas, Balcões, Macas, Cadeiras, Pias.
Classificação Grau de risco Exemplos
Área crítica: São as áreas de maior risco para a aquisição de infecções, devido a presença de pacientes mais susceptíveis ou pelo número de procedimentos invasivos realizados; são também considerados como críticos os locais onde os profissionais manipulam constantemente materiais com alta carga infectante UTI, centro cirúrgico, centro obstétrico e de recuperação pós-anestésica, isolamentos, setor de hemodiálise, banco de sangue, laboratório de análises clínicas, banco de