Higiene e Profilaxia
Hoje a área da Higiene e Profilaxia é realizada em todos os setores, profissões e Unidades hospitalares. A grande necessidade de prevenir doenças e infecções é meta dos profissionais de saúde, visto que, pela falta de prevenção e higiene, tem-se o aumento de complicações e óbitos dos pacientes nos hospitais.
Então se tem a grande necessidade de que os profissionais de saúde tenham o conhecimento desta área. Devemos também lembrar a mais simples lavagens das mãos já se tem a diminuição consideravelmente de microrganismo. Todos os profissionais de saúde devem estar atentos para os novos métodos, novos produtos e formas de técnicas de Higiene e Profilaxia.
Saúde, é o bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidades e doenças.
Doenças, é a interrupção do processo contínuo de saúde, manifestados por anormalidades e distúrbios funcionais.
Higiene significa: limpeza; asseio; interrelação entre o homem e o meio ambiente, no sentido da preservação da saúde. Existem vários tipos de higienização:
1. A individual (banho, cabelos, unhas e mãos, boca, dentes e vestuário),
2. A coletiva (saneamento básico, água, esgoto, lixo, vetores),
3. A mental (equilíbrio, costumes morais e sociais),
4. A do trabalho (riscos físicos, químicos e biológicos),
5. A ambiental (limpeza de moveis, utensílios e estrutura).
Medidas coletivas de promoção e prevenção a saúde:
1- A promoção/prevenção da saúde contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde COMO: CAMPANHAS DE VACINAÇÃO, GRUPOS DE HIPERDIA, REUNIÕES DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, PROJETOS DE GINÁSTICAS AO AR LIVRE ETC. . 2- Saneamento é o conjunto de medidas, visando a preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Alguns procedimentos de saneamento básico são: tratamento de água,
1. canalização e tratamento de esgotos,
2. limpeza pública de ruas e avenidas,
3.