Higiene e profilaxia
HIGIENE:
Provém da palavra grega HIGÉIA, deusa mitológica grega que ajudava o pai, Esculápio, a ensinar o povo os meios de manter a saúde, sendo então intitulada a deusa grega da saúde.
Higiene: é o conjunto de medidas preventivas empregadas com a finalidade de evitar doenças, prolongar a vida e promover a saúde física e mental. Estas medidas não se restringem apenas aos aspectos de limpeza do corpo, do vestuário e dos dentes. Elas abrangem tudo o que pode permitir ao indivíduo chagar a um estado de saúde física, moral, intelectual, social tão elevado quanto possível.
Em geral, os problemas de saúde que mais atingem a população na atualidade estão na dependência imediata da formação de hábitos e atitudes necessários à manutenção de defesa da saúde, e que constituem medidas de higiene; * Prática de exercícios físicos; * Hábito de asseio corporal; * Alimentação saudável; * Vestuário apropriado; * Lazer sadio; * Repouso suficiente; * Consultas periódicas aos serviços de saúde; * Vacinação; * Limpeza e conservação da habitação;
Evitar ambientes fechados sempre que possível; Dormir em ambiente limpo e arejado, etc..
PROFILAXIA
Aplicação de técnicas e métodos científicos especializados em grupos ou indivíduos para promover, manter e restaurar a saúde.
A profilaxia é praticada por todos os que utilizam os conhecimentos para promover a saúde, evitar a enfermidade ou capacidade de prolongar a vida.
Medidas Profiláticas: * Saneamento básico; * Ar puro; * Moradia e transportes adequados; * Exames periódicos; * Fisioterapia, etc
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
As normas e as práticas de controle da saúde humana são mais antigas do que a própria instituição das profissões da área de saúde.
Esse fato apontava para as necessidades de que as práticas relacionadas direta ou indiretamente á saúde passarem por alguma forma de controle.
Previa-se que já não seria mais