HIGIENE E PROFILAXIA
PABLO RAMOS NASCIMENTO
HIGIENE E PROFILAXIA
PORTO VELHO- RO
2014
ANA CLAUDIA DA SILVA CARNEIRO
PABLO RAMOS NASCIMENTO
HIGIENE E PROFILAXIA
Ao curso de massoterapia da faculdade São Lucas como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Biossegurança, sob orientação da Prof.ª Jéssica.
PORTO VELHO- RO
2014
INTRODUÇÃO
As normas e as práticas de controle da saúde humana são mais antigas do que a própria instituição das profissões da área de saúde. Esse fato apontava para as necessidades de que as práticas relacionadas direta ou indiretamente á saúde passarem por alguma forma de controle. Previa-se que já não seria mais possível esperar que as pessoas, individualmente, se responsabilizassem pelas medidas de higiene.
Diante da ausência de normas de regulação que impedissem a proliferação de doenças, os homens, vivendo em aglomerados cada vez mais complexos, foram encontrando formas de estabelecer regras a serem seguidas por todos, de modo a organizar a sociedade. A idéia de que era preciso vigiar e punir aqueles que desobedecessem as normas relativas à saúde, colocando em risco a vida das pessoas, foi se desenvolvendo e modificando, até chegar ao conceito de “vigiar” atualmente utilizado pela Vigilância Sanitária.
HIGIENE E PROFILAXIA HIGIENE
Provém da palavra grega HIGÉIA, deusa mitológica grega que ajudava o pai, Esculápio, a ensinar o povo os meios de manter a saúde, sendo então intitulada a deusa grega da saúde. Higiene: Conjunto de técnicas e conhecimentos utilizados para evitar doenças e prolongar a vida.
Todo profissional de massoterapia deve ter como responsabilidade promover a higiene de seus pacientes, promoverem também a adoção nas suas diferentes fases da vida (recém-nascido, pré-escolar, adolescência, adulto e terceira idade),