Higiene e profilaxia
Este trabalho de pesquisa foi elaborado com o objetivo de obter informações sobre o que é incineração e como ela funciona, será se com ela só existem benefícios ou de alguma forma ela é prejudicial a nossa saúde.
O nosso objetivo maior é aprender e passar o nosso aprendizado aos colegas e assim trocarmos informações que nos ajudará a entender como funciona o processo final do lixo do nosso lar e do nosso município.
INCINERAÇÃO
Incineração é a queima do lixo em fornos e usinas próprias. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Além disso, destroem os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial.
Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado. É recomendada a reutilização racionalizada dos materiais queimados para a confecção de borracha, cerâmica e artesanato.
RESULTADO FINAL DESSE PROCESSO
Deste processo resultam como produtos finais a energia térmica (que é transformada em energia elétrica ou vapor), águas residuais, gases, cinzas e escórias. Os gases resultantes da incineração tem que sofrer um tratamento posterior, uma vez que são compostos por substancias consideradas tóxicas (chumbo, cádmio, mercúrio, crômio, arsênio, cobalto e outros metais pesados). Um incinerador gera também emissões de dióxido de carbono, agente causador do efeito estufa.
Para evitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais de limpeza de gases, tais como precipitadores eletrostáticos e lavadores de gases.
CO-INCINERAÇÃO
A co-incineração é o processo de tratamento de resíduos que consiste na sua queima em fornos industriais, juntamente com os combustíveis tradicionais. Os resíduos são assim valorizados energeticamente, pois substituem parte do combustível usado no forno. Os fornos trabalhando a elevadas temperaturas das indústrias vidreiras, siderúrgica e cimenteira podem ser usados para o tratamento de