Hidrosanitária
CONTRA INCÊNDIO
LISLAINNY LINO DOS SANTOS REZENDE
GARANHUNS
2014
A água é a substância mais usada como agente extintor de incêndios por várias razões:
É
a mais difundida na natureza e, portanto, a mais disponível, abundante e barata;
É a mais efetiva no combate ao fogo, por que tem grande poder de absorção de calor;
É um agente extintor seguro, não tóxico, não corrosivo e estável
ESTADO LÍQUIDO: a água age sobre o fogo por resfriamento, absorvendo calor e se aquecendo até se transformar em vapor que, age por abafamento, reduzindo a taxa de oxigênio e, consequentemente, sua inflamabilidade.
VAPOR: é utilizado como agente extintor de incêndios em indústrias onde ele já é usado ininterruptamente nos processos produtivos. Como fonte de suprimento de água para o combate aos incêndios pode ser usada a água armazenada em reservatórios de consumo doméstico, reservatórios exclusivos, da rede pública, de rios, lagos e piscinas, e ser levada até o local do incêndio por uma rede de canalizações apropriadas e exclusivas por gravidade ou por meio de bombas.
Para se combater incêndios usando a água como agente extintor podem ser utilizados vários tipos de equipamentos,móveis ou fixos.
Os móveis são constituídos por extintores de incêndio. Os fixos são constituídos por redes de canalização fixadas na edificação, tendo como elementos de aspersão da água sobre o fogo, os hidrantes, mangotinhos, chuveiros automáticos e projetores ou bicos nebulizadores. Eles podem ser divididos em sistema sobre comando e sistema automáticos. São constituídos por pontos de tomadas de água localizados estrategicamente na área que deve ser protegida, dividindo-se em sistemas de hidrantes e de mangotinhos.
Caracterizam-se por serem operados manualmente com mangueiras de incêndio, na ocasião da ocorrência de um foco de incêndio.
São sistemas que funcionam automaticamente por ocasião de um