Instalação hidrosanitaria
A águal chega às residências através de um condutor que vem da rua, e o primeiro equipamento pela qual a água deve passar é o hidrômetro, uma aparelho de medição, que fica instalado em um cavalete de água, situado à frente do terreno. A função do hidrômetro é medir o consumo de água.
Após passar pelo hidrante, a água segue por um cano que pode ter ramificações contendo uma ou mais torneiras externas, geralmente no jardim, quintal, garagem ou tanque, e seguindo rumo à caixa dágua que fica em um local elevado da casa, sobre a laje ou em alguma torre especialmente construída.
A caixa d´água e seu funcionamento
A caixa d´água por definição é um local para armazenar água, e geralmente é instalado no forro da casa, acima da laje de teto e sob o telhado. Sua função é distribuir a água armazenada para os diversos pontos da residência, e abastecê-la, mesmo quando estiver faltando água da rua. O tamanho da caixa d´água é dimensionado no projeto hidráulico, sendo calculado em função do tamanho da casa e principalmente quanto ao número de moradores.
Um importante aparelho de controle de volume da caixa d´água é a boia, cuja função é manter a caixa dágua sempre cheia, permitindo a entrada de água quando o nível cai e fechando a entrada de água quando a caixa está cheia. O funcionamento da boia, se baseia em sua flutuação sobre a água, ou seja, se o nível de água caí ela movimenta-se para baixo abrindo a entrada de água para que não se esvazie, se o nível de água fica alto, ela é empurrada para cima, e estando na ponta de uma alavanca, faz com que a entrada de água se feche, evitando o transbordamento.
Em toda caixa dágua deve existir tambem uma saída extra com cano acoplado chamado de ladrão, em um nível um pouco mais alto que a boia, que permitirá o escoamento da água caso a boia falhe. A saída do ladrão deve ser direcionada para algum local planejado para escoamento.
A caixa dágua requer manutenção, devendo