Norma de Desempenho (Coberturas e Instalações Hidrosanitárias)
(20123462)
ARQUITETURA E URBANISMO - ADAPTAÇÃO – 3º PERÍODO
INSTALAÇÕES PREDIAIS
PROF. JOÃO CESAR MENDES MENEGHELLI
Norma de Desempenho (Coberturas e Instalações Hidrosanitárias)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
2013
Norma de desempenho
(Coberturas e Instalações Hidrossanitárias)
Entrou em vigor pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a NBR 15.575 - Desempenho. Com ela, os consumidores de imóveis terão uma ferramenta legal para exigir, das construtoras, que os sistemas que compõem os edifícios, desde instalações hidrossanitárias e pisos a estruturas, fachadas e coberturas, atendam obrigatoriamente a requisitos mínimos de desempenho ao longo de uma determinada vida útil.
A normativa tem implicações tanto técnicas quanto comerciais, impacta de fabricantes a construtoras e prestadores de serviços, e será utilizada como diferencial de mercado por empresas especializadas nas obras.
Passa a valer a partir de 14/05/2010, mas a NBR 15.575 só se tornará obrigatória para projetos protocolados nas prefeituras a partir de 12 de novembro desse ano.
A ABNT NBR 15.575 - Desempenho estabelece requisitos mínimos de desempenho, de vida útil e de garantia para os sistemas que compõem os edifícios, entre eles estrutura, pisos internos, fachadas e paredes internas, coberturas e sistemas hidrossanitários. Os critérios para definição desses requisitos são embasados nas necessidades do usuário de imóveis em quesitos como segurança, conforto, funcionalidade e durabilidade, entre outros. Publicada em 12 de maio de 2008, esta Norma entrou efetivamente em vigor no dia 12 de maio de 2010 e será obrigatória para projetos protocolados nas prefeituras em seis meses, ou seja, a partir de 12 de novembro deste ano.
O texto base da Norma de Desempenho foi escrito com intensa participação de instituições como Secovi (Sindicato da Habitação), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção