Metais
Tecnologia dos materiais de construção
Desirée Siqueira
Ediane Pfeifer
Larissa Porto
Mirella Maia
Raíssa Moreira
Sabryna Goular
METAIS
Os Metais estão ligados por uma espécie de pequena rede cristalina, sendo que cada átomo fica rodeado por outros 8 ou 12 átomos do mesmo elemento metálico, tendo portanto, atrações iguais em todas as direções. São sólidos à temperatura ambiente (25°C) e apresentam cor prateada, mas existem exceções. O Cobre (Cu) e o Ouro (Au) que apresentam coloração vermelha e dourada respectivamente, e o Mercúrio (Hg) é o único metal encontrado na natureza no estado líquido.
Esse tipo de estrutura e o tipo de ligação metálica resultam em algumas características:
-Maleabilidade e ductabilidade: maleabilidade é a capacidade de moldar os metais em lâminas finas, por martelar o metal aquecido ou passá-lo por cilindros laminadores; e a ductibilidade é a transformação de fios por fazer o metal passar por furos sob aquecimento, ambas sem rompimento do material e fáceis de serem trabalhadas. Essas duas propriedades resultam do fato de os átomos dos metais poderem “escorregar” uns sobre os outros.
Exemplos: As chapas ou lâminas metálicas são usadas na produção de veículos, trens, aviões, navios, geladeiras, embalagens de alumínio, decoração, bandejas, etc. Já os fios são usados na confecção de cabos, arames e fios elétricos.
-Condução de eletricidade: Os metais são ótimos condutores de eletricidade, sendo muito utilizados em fios elétricos. Esses possuem um “mar” de elétrons livres que permitem a transição rápida de eletricidade através do metal. Quando submetidos a uma voltagem externa, esses elétrons livres dirigem-se ao polo positivo da fonte externa. Esse movimento dos elétrons é o que chamamos de corrente elétrica.
Exemplos: Os fios de transmissão elétrica são feitos de alumínio ou cobre.
- Condução de calor: Os metais são bons condutores de calor pela presença dos elétrons livres que são