Hidrosanitarias
Sistemas de abastecimento
•Sistema de abastecimento indireto: quando a água é armazenada em reservatórios e deste é distribuída aos pontos de utilização são abastecidos com água que vem diretamente da rede de abastecimento público.
O sistema de abastecimento indireto pode ser:
•Sistema de abastecimento indireto sem bombeamento: quando a pressão disponível na rede é suficiente para elevar a água até o reservatório superior.
•Sistema de abastecimento indireto com bombeamento: quando a pressão disponível na rede é insuficiente para elevar a água até o reservatório superior. Neste caso, há a necessidade do uso de um reservatório inferior e um sistema de recalque para fazer a elevação da água até o reservatório superior.
•Sistema de abastecimento misto: quando parte da instalação é abastecido por meio do reservatório superior e parte é abastecida diretamente da rede pública.
•Sistema de abastecimento direto: quando os pontos de utilização são abastecidos com água que vem diretamente da rede de abastecimento público.
Hidropneumático: formado por um conjunto motriz capaz de assegurar pressão suficiente no sistema.
2)
Nos edifícios predominam o sistema indireto. O sistema de instalação predial de água fria consiste em: a) ramal predial e ramal de alimentação. b) reservatórios inferior e superior. c) instalação de recalque. d) colar ou barrilete. e) colunas de distribuição. f) ramais de distribuição. g) sub-ramais ou ligações de aparelhos sanitários. h) aparelhos hidráulicos e sanitários. i) extravasor e limpeza.
1 mca = 9,8 kpa
3)
4)
5)
Calcular a capacidade dos reservatórios de um edifício residencial de 10 pavimentos, com 2 apartamentos por pavimento, sendo que cada apartamento possui 2 quartos e uma dependência de empregada. Adotar reserva de incêndio de 10 000 litros, prevista para ser armazenada no reservatório superior.
Solução
Cd = P × q
Adotamos: 2 pessoas/quarto
1 pessoa/quarto empregada
P = (2 ×