O papel dos gerentes
Papel dos gerentes
Os gerentes são responsáveis por coordenar o trabalho dos outros funcionários da empresa, e a arte da tomada de decisão é extremamente importante no papel dos gerentes, devem estar conscientes de que dependem dos subordinados para implementar suas decisões.
As funções dos gerentes, de acordo com Barnard, abrangem três responsabilidades principais:
1. Desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organização informal, como estratégia para possibilitar a eficácia da organização formal.
2. Promover a formação e manutenção de um sistema de recursos humanos, incluindo a motivação das pessoas, por meio de incentivos eficazes.
3. Formular e definir os propósitos, objetivos e fins da organização.
Na percepção de Helbert Simon, administrar é sinônimo de tomar decisões. Essencialmente toda ação gerencial tem natureza decisória, ele dividiu este processo de tomar decisões em três fases, ou seja, intelecção ou prospecção, concepção e decisão. E para Simon existem dois tipos de decisões: programados (são repetitivas e tomadas automaticamente), e não programadas (não dispõem de soluções automáticas). Para lidar com as decisões não programadas os gerentes deverão desenvolver sua capacidade de julgamento, intuição e criatividade. No início dos anos 70 Henry Mintzberg, definiu o papel do gerente como um conjunto organizado de componentes que pertencem a uma função ou posição identificável e agrupou os dez papéis em três famílias: papéis interpessoais (símbolo, líder e ligação) papéis de informação (monitor, disseminador e porta-voz) e papéis de decisão (entrepreneuer, controlador de distúrbios, administrador de recursos e negociador). Segundo Rosemary Stewart o papel no cargo de gerente diferem entre si tanto pela natureza intrínseca, quanto pelo fato de que, ao desempenhá-lo, os ocupantes escolhem o que fazer e a maneira de fazer. No seu esquema, os cargos gerenciais têm três dimensões: escolhas, exigências e