Análises textuais
Análises textuais
Texto 1
O texto contém a estruturação correta: Introdução, desenvolvimento e conclusão. “Há erros na concordância nominal um exemplo é a frase “as nova tendência têm sido real”, “professorados mais antigo na profissão”, “formarmos cidadãos concsiente” e ” pessoas consideradas ilustres e detentora de conhecimento”. Também há falha na progressão, pois períodos são lançados aleatoriamente sem o uso de articuladores “pois nossos jovens têm chegado a escola cada vez mais do que nos anos anteriores”. Além de erros no vocabulário “adiante”. No texto há ocorrência de gerúndio “Ficar formando”.
A previsibilidade é percebida neste texto, expressões como “toda mudança pressupõe uma modificação” é um exemplo disso. O uso arbitrário do articulador “então” na frase “relevância na sociedade, então as concepções da lingüística como influencia “(a ideia A não tem ligação com a ideia B).
Texto 2
Com base nas analises de Costa Val é possível perceber que na estrutura formal do texto, a redação corresponde a um texto dissertativo, pelas características de organização porque segue as seguintes exigências: Parágrafo introdutório, desenvolvimento e conclusão. Logo no primeiro parágrafo os fatos expostos deixam duvidas ao leitor por apontar idéias como: “Alterações da língua, sociedade e teóricos lingüistas” que vem a dificultar a compreensão do que realmente o texto se trata. Ao longo do texto há falhas na coerência interna tendo em vista que os parágrafos não se interligam entre si, contrapondo idéias, com falhas também nas articulações, pois cada parágrafo aponta uma idéia diferente como: “A língua, democracia, fatores históricos”, que confunde o leitor. Levantam diversos problemas de maneira aleatória, o governo, a educação e a própria sociedade em si. No quarto e quinto parágrafo do texto é possível perceber que englobam a mesma idéia e poderiam estar articulados, por estarem