Materia de apoio de instalações hidrosanitarias
Material de apoio:
Instalações Hidrossanitárias e Projetos
Instrutora: Adriele Santos Souza
Aracaju/SE
Maio de 2015.
Instalações Hidrossanitárias
Profª.: Adriele Santos Souza
1. SISTEMA PREDIAL DE ÁGUA FRIA 1.1 INTRODUÇÃO a. Objetivos: As presentes instruções são baseadas na revisão da NBR-19 da ABNT que regue as instalações prediais de esgotos sanitários. Esta norma estabelece os requisitos mínimos a serem obedecidos na elaboração do projeto, na execução e no recebimento das instalações prediais de esgotos sanitários, para que elas satisfação às condições necessárias de higiene, segurança, economia e conforto dos usuários. b. Conceito: É o conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos, existentes a partir do ramal predial, destinado ao abastecimento dos pontos de utilização de água do prédio, em quantidade suficiente, mantendo a qualidade da água fornecida pelo sistema de abastecimento.
c. Generalidades: Normas de Instalações Prediais de Água Fria [NB-92/80 (NBR5626)] que estabelecem as exigências técnicas mínimas quanto à higiene, segurança, economia e conforto que devem reger as instalações prediais de água fria. d. De modo geral um projeto completo compreende: Plantas, cortes, detalhes e vistas isométricas, com dimensionamento e traçado dos condutores;
Memórias descritivas com cálculos;
Especificação de material e normas para aplicação; Orçamento. Para elaboração do projeto são imprescindíveis às plantas de arquitetura, para se obter uma solução estética, dento da técnica e economia. e. As instalações devem ser projetadas e construídas de modo a: Garantir o fornecimento de água suficiente, sem ruídos e com pressão necessária ao perfeito funcionamento das peças de utilização; Preservar rigorosamente a potabilidade da água.
1.2. TERMINOLOGIA Alimentador Predial: