policia federal
ARQUIVOLOGIA - POLÍCIA FEDERAL
Noções de Técnicas de Arquivo
1. Origem dos Arquivos
A palavra Arquivo é de origem grega, derivada de ARCHEION (depósito de documentos), na antiga Grécia. Há os que dizem provir do Latim ARCHIVUM, que significava lugar onde eram guardados antigos títulos, papéis e etc.
De início, o homem somente se comunicava por gestos
(linguagem mímica). Posteriormente, surgiram os sons, depois os vocábulos e conseqüentemente a linguagem oral. Já havia se conseguido muito em termos de comunicação. No entanto, as informações ao serem transferidas à longas distâncias perdiam muito do seu significado real.
Visando a perpetuação da informação surge a linguagem escrita.
A origem do Arquivo dá-se no exato momento em que o homem passou a preocupar-se em registrar as informações. Como suporte da informação eram utilizados o mármore, o cobre, o marfim, as tábuas, os tabletes de argila e outros materiais. Só mais tarde é que apareceram os papiros, pergaminhos e, finalmente o papel.
2. Finalidade: Arquivo, Biblioteca e Museus
Apesar dos três terem a mesma função de guardar e preservar, os seus objetivos são distintos, segundo
Marilena Leite Paes:
“Arquivo – É a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro.
Biblioteca – É o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
Museus – É uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural. Observa-se, então que a finalidade das bibliotecas e museus é essencialmente cultural, enquanto dos arquivos é primordialmente funcional, muito embora o valor cultural exista, uma vez que constituem a base fundamental para o