hidrolise acida
Os carboidratos, também chamados de hidratos de carbono, glicídios e açucares, são biomoléculas orgânicas, designados como polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas, devido a presença de um grupo funcional aldeído ou cetona e dois ou mais grupos alcoólicos (-OH). São as biomoléculas mais abundantes do planeta Terra, essas biomoléculas são classificadas como monossacarídeos (açúcares fundamentais,simples), oligossacarídeos e polissacarídeos, sendo estes dois últimos polímeros dos monossacarídeos. Deve-se ressalvar que os açúcares apresentam várias funções, dentre elas a energética, estrutural, de reserva.
O amido é um polissacarídeo com cerca de 1.400 resíduos de glicose. Desempenha papel de substância de reserva para muitas plantas, como por exemplo a batata. O amido é produzido em grande quantidade nas folhas dos vegetais com função de armazenar temporariamente os produtos da fotossíntese. O amido é altamente utilizado no ramo industrial para preparação de colas, tratamento de varicela, fonte de glicose, fabricação de heptamido, fabricação de papel e tecidos, preparação de gomas utilizadas em lavanderia, xaropes e adoçantes, álcool etílico e para a liberação de fármacos.
O amido é um homopolisacarídeo não-redutor constituído essencialmente por resíduos de glicose unidos por ligações alfa-1,4 (amilose e amilopectina) e alfa-1,6 (amilopectina). Entre as peculiaridades deste polissacarídeo, podemos citar a diferença entre as moléculas que o constitui, a amilose apresenta uma estrutura linear e é mais hidrossolúvel do que a amilopectina, essa por sua vez apresenta-se altamente ramificada, o que torna capaz a separação destes componentes após o aquecimento.
Dessa maneira, quando uma solução de amido é tratada com ácido à quente, por consequência ocorrem sucessivas hidrólises até que suas moléculas sejam convertidas totalmente em glicose. No decorrer deste processo, podemos encontrar como produtos intermediários dextrinas (classe de polissacarídeos de