HIDRÓLISE ÁCIDA DO ACETATO DE ETILA
Determinar a ordem e a constante de velocidade da hidrólise de um éster por ácido em uma dada temperatura.
2.Introdução
A hidrólise do acetato de etila é uma reação química muito lenta e quando é catalisada, por exemplo, a partir de um ácido, tem uma velocidade de reação que é mensurável em temperaturas em torno de 25°C. A equação estequiométrica é dada por:
A reação é reversível e a velocidade da hidrólise em um tempo qualquer é determinada pela diferença entre as velocidades direta e inversa, ou seja, da velocidade de decomposição e de saponificação, respectivamente. Assim, sua lei de velocidade pode ser escrita como:
-d[Ac. etila]/dt = k1[água] [Ac. etila] – k-1 [etanol] [Ac. acético]
Para o caso de soluções diluídas, a concentração da água estará em excesso e, portanto, sua variação com o tempo pode ser desprezada com relação à da concentração do éster. Desta forma, a equação de velocidade pode ser reescrita como:
-d[Ac. etila]/dt = k1 [Ac. etila] – k-1 [etanol] [Ac. acético]
Como a reação é lenta, nos tempos iniciais da hidrólise as concentrações de etanol e de ácido acético são muito pequenas, podendo ser desprezadas. Assim, a lei da velocidade pode ser novamente reescrita como:
-d[Ac. etila]/dt = k1 [Ac. etila]
3.Parte Experimental
3.1.Materiais
-2 balões volumétricos de 100mL
-1 bureta de 25mL
-2 pipetas de 5mL
-2 erlenmeyers de 125mL
-1 proveta de 10mL
-1 recipiente para banho de gelo
-Termômetro
3.2.Equipamentos
-2 agitadores
-Cronômetro
-2 barras de agitação
3.3Reagentes
-Gelo
-NaCl (comercial)
-Solução de NaOH 0,25 mol/L padronizada
-Solução de HCl 1,0 mol/L
-Acetato de Etila
-Solução de fenolftaleína
4.Metodologia
Colocou-se em um erlenmeyer contendo água destilada uma alíquota de 5mL da solução de de HCl e titulou-se com NaOH usando fenolftaleína como indicador. Repetiu-se mais uma vez e tirou-se a média dos resultados. Colocou-se em um erlenmeyer 100mL de