Relatório de cinética química
INTRODUÇÃO
Cinética química é a parte da química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que influenciam esta velocidade. O conhecimento e o estudo da velocidade das reações são muito importantes em termos industriais, e também está relacionado ao nosso dia-a-dia.
A velocidade de uma reação é medida pela quantidade de reagente que é consumindo ou pela quantidade de produto que é formado em função do tempo.
Vm =_____
Já a energia de ativação é a energia mínima necessária para a formação do complexo ativado e quanto menor for à energia de ativação de uma reação, maior será sua velocidade.
As reações de saponificação são um tipo de reação química que ocorre entre um éster e uma base inorgânica ou um sal básico, tendo como produtos finais um sal orgânico e um álcool.
Uma vez que óleos e gorduras são ésteres, eles sofrem reação de hidrólise ácida ou básica. A hidrólise ácida produzirá simplesmente o glicerol e os ácidos graxos constituintes. Já a hidrólise básica produzirá o glicerol e os sais desses ácidos graxos. Esses sais são o que chamamos de sabão (PERUZZO e CANTO, 2003).
[pic]
Aquecendo gordura em presença de uma base, realizamos uma reação química que produz sabão. Essa reação, a hidrólise básica de um triéster de ácidos graxos e glicerol, que é chamada de saponificação. (PERUZZO e CANTO, 2003).
Reação de saponificação: Óleo ou gordura + base ----> glicerol + sabão
As referências mais antigas aos sabões remontam ao início da Era Cristã. O sábio romano Plínio e Gaius Plinius Secundus (24-79 d.C), autor da célebre História natural, menciona a preparação de sabão a partir do cozimento do sebo de carneiro com cinzas de madeira. De acordo com sua descrição, o procedimento envolve o tratamento repetido da pasta resultante com sal, até o produto final. Segundo Plínio, os fenícios conheciam essa técnica desde 600 a.C. O médico grego Galeno (130-200 d.C.), também descreve