Relatório - cinética quimica
“CINÉTICA QUÍMICA”
1- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Cinética química é o ramo da ciência que estuda a velocidade das reações. Ora, se sabemos definir as quantidades de reagentes necessárias pra formar determinado produto, equilibrá-la e entender o deslocamento, temos por obrigação conhecer os fatores que influenciam na sua velocidade e é isso que a cinética química vem a nos oferecer. [1]
Conhecer e estudar os fatores que influenciam na velocidade das reações é muito importante pois fornece informações sobre quanto tempo um produto leva para se formar em determinadas condições.
Existem reações lentas, rápidas e médias. O caso da formação da ferrugem em um prego é um exemplo de uma reação lenta (oxidação), já quando se explode uma dinamite, tem-se uma reação rapidíssima (decomposição da nitroglicerina), um exemplo de reação média pode ser a decomposição do cloreto de sódio na água.
Como na física, a velocidade média de uma reação é calculada por expressões como: [2]
Vm=Δ concentraçãoΔ tempo
Vm=Δ massaΔ tempo
Vm=Δ nº de molsΔ tempo
As mesmas reações químicas podem ocorrer com velocidades diferentes, para isso basta que um dos fatores da cinética química seja alterado. A seguir exemplifica-se cada um deles:
Concentração dos reagentes: A concentração dos reagentes é uma grandeza diretamente proporcional a velocidade da reação, ou seja, quanto maior a concentração mais rápida será a velocidade da reação. Isso acontece porque para a reação ocorrer é necessário que as moléculas dos reagentes se choquem, logo, se houverem mais moléculas (maior concentração) mais colisões vão acontecer e a reação terminará mais rápido.
Superfície de contato: Para exemplificar esse caso podemos tomar a seguinte situação: Se encostarmos a mão em uma pedra de gelo, o incomodo causado por ela demoraria bem menos para acontecer do que se encostássemos apenas a ponta do dedo. A superfície de contato influencia na velocidade da reação. Quanto menor for a