Plano de aula
CUIABÁ,04 DE FEVEREIRO DE 2013
PLANO DE AULA
DOCENTE: Jéssica Marques Brandão
TEMA: Dispersão Biológica
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO: Dispersão biológica na recuperação de áreas degradadas.
I – Objetivos
Conceituar dispersão biológica; Explicitar as vantagens dos organismos capazes de dispersar; Identificar exemplos de dispersão biológicas ocorrentes no mundo natural; Verificar os componentes da biosfera envolvidos nesse processo; Diferenciar os modos do fenômeno conforme o agente dispersor; Saber a aplicação do mecanismo de dispersão na recuperação de áreas degradadas através de dois modelos (Ilhas de Diversidade e corredores ecológicos). Avaliar a interferência humana no processo natural de dispersão.
II – Estratégias/Conteúdos
A aula iniciará com uma breve conceitualização do tema, após será feita uma introdução explicitando as vantagens de espécies que utilizam o mecanismo de dispersão e alguns exemplos de como esta pode ser feita.
Para demonstrar a aplicação do tema, serão elucidados dois modelos de recuperação de áreas degradadas que utilizam a dispersão biológica como recurso: as ilhas de diversidade e corredores ecológicos. Esses modelos demonstraram como a interferência humana pode criar barreiras para o processo de dispersão e de como é possível utilizar os serviços ambientais para a recuperação das áreas e conservação da biodiversidade.
III – Avaliação Será feita através de uma atividade prática. Serão distribuídas sementes que possuem diferentes formas de dispersão. Os alunos irão descrever qual o tipo de dispersão de cada espécie e caracterizá-lo em uma folha que será entregue. Ela fará parte de um portfólio contendo as aulas práticas da disciplina.
IV – Bibliografia
Utilização de Ilhas de Diversidade na recuperação Ecológica/Ambiental de Áreas degradadas. Disponível em: <http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2011/XI-007.pdf> Acessado no dia