Relatorio - Cinética Química
Instituto de Química
Departamento de Química Inorgânica
Química Geral Experimental B
Professora Amanda Porto Neves
Alunos: Luciana Magno de Almeida
Turma: L1
Relatório
Cinética Química
Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2007.
Introdução
A Cinética Química é a ciência que estuda a maneira com a qual as reações químicas ocorrem, com ela é possível elaborar mecanismos de reação, assim como prever a que velocidade as mesmas irão ocorrer.
Para que reações ocorram, é necessário que haja colisões entre as substâncias que se deseja reagir. Essas colisões devem prover uma grande energia, denominada Energia de Ativação, de modo a formar estados intermediários (altamente energéticos) que por fim, virão a se tornar os produtos. Para muitos casos, entretanto, é necessário mais do que apenas uma colisão de alta energia. A colisão precisa ocorrer também em uma geometria favorável a formação de um novo composto.
Com um raciocínio simples é possível deduzir que, quanto maior o número de colisões, maior será a chance de essas condições ocorrerem e mais rápido se dará uma determinada reação. Os fatores que influenciam no número de colisões são a concentração dos reagentes e a temperatura do sistema. Uma reação também pode ser acelerada por um catalisador, esse trabalha com um princípio diferente e será comentado mais à frente.
Velocidade de Reação
A velocidade de uma reação é a quantidade que se refere a quanto à concentração de um reagente, ou produto, varia de acordo com o tempo. É medida em mol por unidade de tempo. Na verdade, a velocidade da maioria das reações tende a diminuir, de modo que o que é medido é uma média das velocidades em determinados momentos.
A equação geral da velocidade das reações tem a forma:
Velocidade = Kx(concentração x Reagente1)m x(concentração x Reagente2)n x(concentração x Reagente3)p...
Sendo que a soma dos expoentes