Resenha Filme Sicko
SiCKO é um filme feito por Michael Moore em 2007, que fala sobre o Sistema de saúde dos Estados Unidos da América.Lançado em 8 de junho de 2007 em Londres; Dirigido por Michael Moore. Lançamento em DVD: 1 de dezembro de 2012 na República da China.
O filme SICKO - SOS Saúde; aborda as diversas situações reais vivenciadas pela população no cenário da saúde americana, canadense, inglesa, francesa e cubana.
Nos Estados Unidos não há um sistema único de saúde pública; como vemos em outras nações; o que predomina são os vários planos de saúde, que tem como único objetivo o lucro absurdo das companhias e do próprio governo.
Os planos de saúde são uma realidade que grande parte da população não tem condições de adquirir, ou manter-se; e os que conseguem se manter conveniados têm sérias dificuldades para utilizar os benefícios, principalmente quando este coloca em risco o rendimento da companhia.
No filme vemos vários casos de pessoas, famílias americanas que mesmo possuindo seus planos de saúde, e os pagando em dia; não tem suas despesas de saúde pagas pelas empresas; muito menos o direito aos medicamentos de que necessitam; ou ainda a exames substanciais para os diagnósticos e/ou tratamento de suas patologias. Em alguns casos citados no filme, algumas das pessoas doentes chegavam a falecer, devido a terem acesso negado a exames, ou tratamentos; em outros casos vimos que ainda havia preconceito em relação à cor de pele, classe social, patologias pré-existentes, biótipo. Aborda-se ainda, a questão dos planos de saúde pagarem aumentos aos funcionários que mais negassem procedimentos; tratamentos, etc, os justificando como desnecessários; ou fazendo com que se encontrassem brechas, ou mesmo implantando-as nas fichas dos clientes, de forma que elas não arcarem com o pagamento das despesas de saúde. O objetivo era sempre lucrar, logo pessoas doentes significavam prejuízo; o que fazia excluir pessoas a conseguirem um plano de saúde. A universalização da