Resenha do filme Sicko
O Brasil tem um sistema de saúde universal – o SUS (Sistema único de Saúde), onde oferece saúde, universal, integral e disse que é de qualidade, mas essa qualidade ainda passa longe quando comparamos com o Canada, França e Inglaterra.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o sistema não funciona do mesmo jeito. Lá a saúde não é universal, e os Americanos precisam pagar pelo serviço de saúde para usá-los, e a única forma é através dos planos de saúde, que tem como único objetivo o lucro das companhias e do próprio governo, planos que são muitos caros e a maioria da população não têm condições de pagar, quando as pessoas procuram atendimento e não tem condições de pagar são abandonadas nas ruas, tanto os planos de saúde como os hospitais negando-lhes tratamentos adequados, deixando paciente vir a óbito. Comparando com Brasil, os EUA que diz ser país de primeiro mundo, está atrasado, nem um sistema de saúde pública tem para oferecer a sua população
No Canada são totalmente diferentes, os planos de saúde são totalmente gratuitos para todas as pessoas independente de sua doença ou condição financeira. Lá um hospital com uma sala de espera cheia, o máximo que um paciente demora a ser atendido é de 45 minutos, algo diferencial para muitas pessoas de outros países, também, todo o atendimento e tratamento são de graça e eficientes. Quando se fala em plano de saúde com um canadense como virmos no filme, eles riem.
Na França a hospitalização também é gratuita e de boa qualidade, com profissionais qualificados e sempre disponíveis e o atendimento não é só em hospitais, os franceses também possuem atendimento domiciliar 24 horas por dia, e tem acesso a tratamentos que são tão caros que ainda nem estão disponíveis no Brasil mesmo na rede privada, e são pagos 100% pelo Governo.
Na Inglaterra o atendimento é gratuito, o único custo que os pacientes tem são o dos medicamentos que tem uma taxa fixa baixa, e pessoas com