Experimento 1 - FQ experimental (Cinética)
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL (2 QUI 063)
HIDRÓLISE DE UM ÉSTER CATALISADA POR ÁCIDO
GUSTADO DE PADUA
HUGO A. S. SERRA
MAIYARA PRETE
MAYARA MASAE KUBOTA
PROFª. DRA. GIZILENE M. CARVALHO
Londrina
06 de Abril de 2015
SUMÁRIO
Resumo
3
Objetivo
3
Introdução
3
Metodologia
Materiais
5
Métodos
5
Resultados e Discussão
6
Conclusão
10
Referências Bibliográficas
11
Resumo
Foram analisados aspectos cinéticos da reação de hidrólise do acetato de etila, usando como catalisador o ácido clorídrico, e água como reagente em excesso. Com os dados obtidos da concentração dos reagentes em função do tempo, foram feitos gráficos e examinado qual apresentava melhor distribuição para o método escolhido, em posse disso foi examinada a ordem de reação desta hidrólise e calculada a sua constante de reação.
Objetivo Determinar a ordem e a constante de velocidade da hidrólise do acetato de etila catalisada por ácido.
Introdução
O acetato de etila é um éster orgânico, incolor e aromático, usado na fabricação de aromatizantes, essências artificiais de frutas, em produtos farmacêuticos, em plásticos de nitrocelulose, entre outros usos (1). Pode ser obtido através de uma reação de esterificação entre um ácido carboxílico e um álcool e deve-se adicionar também um catalisador para garantir que a reação ocorra (2). Porém a reação inversa (hidrólise do éster) também pode ocorrer em meio ácido, essas reações podem ser definidas por reações em que a água efetua uma dupla troca com uma determinada substância.
A hidrólise do acetato de etila é reversível, a velocidade da reação de hidrólise é dada pela diferença entre a velocidade de decomposição do éster e a velocidade da formação do acetato:
Como a reação se processa em um sistema com excesso de água, então a variação da concentração da água em