Hidroginástica
Duração: 50 minutos
Intensidade: 140 a 160 bpm, ou seja, entre 70% e 80% da FC
Método de treinamento: contínuo
Material: aquatubo (macarrão)
Estratégia: hidrolocal
Professora - Juceila Nunes
* Parte Inicial (05 - 10 minutos) 1. Soltura: com a finalidade de preparar o corpo para o início da prática da atividade.
São realizados exercícios de deslocamento na água: a) Caminhada com elevação de braços alternados até o nível da água b) Caminhada puxando a água para trás c) Caminhada com elevação alternada de joelhos
2. Aquecimento: com a finalidade de elevar a FC, aumentar a temperatura corporal
São realizados exercícios aeróbicos articulares: a) Deslocamento frontal com pequena elevação dos joelhos a frente; b) Deslocamento frontal com elevação dos calcanhares; c) Chute frontal com toque nas mãos * Parte Principal (30 – 35 minutos): com material flutuante (aquatubo) 1. Exercícios localizados: com a finalidade de desenvolver força e resistência muscular, aumentar a tonicidade muscular e amplitude de movimento articular. 2. Exercícios aeróbicos: melhorar a capacidade cardiorrespiratória e manter a FC dentro da zona de esforço.
- Posição Inicial: braços estendidos para trás, segurando o aquatubo nas extremidades: a) Realizar abdominal oblíquo, flexionando os joelhos em direção ao ombro oposto; b) Extensão da perna: com uma das pernas estendida à frente, em elevação lenta e retorno forte; c) Chute frontal com toque no aquatubo; d) Saltitos leves: posição de rebote alternado para preparar para o próximo bloco. -Posição inicial: braços estendidos para frente, segurando o aquatubo nas extremidades: a) Adução e abdução de MMSS, afundando o aquatubo na água; b) Polichinelo com aquatubo submerso; c) Em posição neutra, realizar flexão de quadril com as pernas em abdução, alternando-as, com os braços empurrando o aquatubo; d)