HIdroginastica
Fernanda Saconi Magnoler
Orientador: Profº. Vinícius
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE JUNDIAÍ
Palavras-chave: Hidroginástica; Qualidade de Vida; Idosos.
RESUMO
Este trabalho de conclusão de curso busca através de revisões bibliográficas, compreender a influencia da hidroginástica como estimulação para melhora da qualidade de vida dos idosos. Entre vários motivos, a hidroginástica é na maioria das vezes considerada a melhor modalidade para os idosos praticarem, pois, além do impacto com o solo ser bem reduzido, e assim, mesmo que os indivíduos possuam alguma patologia poderem realizar as atividades, eles acabam socializando uns com os outros.
Neste contexto a água funciona como um espaço ínclito especialmente para estimulação do desenvolvimento motor. Idosos que praticam hidroginástica estimulam seu corpo para terem uma vida mais saudável e assim terem sua qualidade de vida revigorada. Assim esse trabalho, mostra a importância da hidroginástica durante a terceira idade, e seu desenvolvimento da melhora da qualidade de vida.
Introdução
História da hidroginástica
No intuito de despertar sensações e percepções sobre aspectos históricos da relação do homem com a água é que iniciamos nossas reflexões, entremeadas pelas formas de ver, sentir, compreender a Natureza e as ações humanas. Curioso, mas optamos por fazê-lo a partir da história dos banhos de mar, do litoral. Sim, um texto feminino assim como “praia, por sua vez, proveniente do latim plagia e este provavelmente do grego plágia, feminino de plágios, significa oblíquo, que não está em linha reta, algo que está de lado, sempre, um outro lugar (HASSE, 1999). É assim que vemos o mundo, oblíquo, inclinado, atravessado por histórias entrecruzadas que agora buscamos alinhavar. Apenas mais uma tentativa de compreender melhor suas injunções no presente, numa perspectiva não-linear da história. Inúmeras “versões” que se