HIALO
Hialo-hifomicose é uma infecção oportunista causada por fungos hialinos em hospedeiro imunocomprometido. Os Agentes etiológicos são qualquer fungo sapróbio hialino. Os fungos são ubíquos, sendo o mecanismo de infecção a via inalatória. Há necessidade de o hospedeiro apresentar imunodepressão. Clinicamente apresenta forma pulmonar (aspergilose), onde produz agressão tecidual por trombose.
Como a contaminação é por via respiratória, os pulmões e as vias respiratórias superiores são os pontos mais atingidos. Provocam doença pulmonar intersticial disseminada brônquica atingem cavidades e levam a outras patologias, como tuberculose e abscessos, formando uma massa denominada bola fúngica. A hialo-hifomicoses podem causar processos inflamatórios os mais diversos, como endocardite, lesões cutâneas, osteoarticulares, pulmonares e oculares, processos septicêmicos, abscessos cerebrais.
Aspergilose alérgica: acomete indivíduos alérgicos que, em contato com o fungo, desenvolvem bronquite.
Aspergilose crônica: é observada nos seios paranasais.
Aspergiloma intracavitário: em portadores de outras patologias, como a tuberculose, o fungo coloniza as cavidades.
Aspergillus fumigatus: E o agente mais comumente responsável por esta colonização
Aspergilose associada à necrose tecidual: caracteriza-se por um tipo de broncopneumonia necrosaste e hemorrágica. Surgem tromboses vasculares e formam-se cavidades com material necrótico liquefeito. Pode acometer poucos lóbulos pulmonares ou pode haver o envolvimento de extensas áreas ou mesmo de lóbulos inteiros, em ambos os pulmões. Alguns vasos, situados no meio ou na periferia das lesões, podem apresentar tromboses e, em consequência da agressão das hifas ao endotélio, com frequência ocorrem infartos pulmonares, às vezes extensos e letais.
Aspergilose disseminada: nesta eventualidade, o fungo pode ser encontrado em múltiplos órgãos, onde provoca abscessos. Pode ainda haver formação de granulomasde hipersensibilidade