Microbiologia
São Mateus - ES
2014
Micoses de
Pelos e cabelos
Fungos de Interesses Clínicos
São Mateus - ES
2014
Introdução
Três tipos de doença humana estão associados a elementos fúngicos ou a seus produtos metabólicos: alérgicas, tóxicas e infecciosas.
As doenças infecciosas -as micoses- são as mais representativas e constituem o principal objeto da micologia médica.
O reservatório habitual dos fungos que infectam o homem pode ser o próprio homem, os animais ou um sítio na natureza, onde o fungo se desenvolve como saprófita.
As micoses são classificadas em :
1. Micoses superficiais, de localização na pele e anexos.
2. Micoses subcutâneas encontradas na pele e nos tecidos subcutâneos.
3. Micoses sistêmicas ou profundas atingindo, principalmente, órgãos internos e vísceras, podendo abranger muitos tecidos e órgãos diferentes.
As micoses superficiais compreendem as infecções fúngicas que atingem pele, pêlos, unhas e mucosas.
As micoses superficiais estritas caracterizam-se por lesões nodulares nos pêlos (piedras) ou manchas na pele (pitiríase versicolor, tinha negra), produzindo alteração mais superficial do estrato córneo e, na maioria das vezes, não induzem resposta inflamatória do hospedeiro. Essas infecções são consideradas mais pelo aspecto antiestético da lesão.
As dermatofitoses são micoses da pele, pêlos ou unhas causadas por um grupo de fungos, os dermatófitos, que tem predileção pela queratina humana e animal.
Fungos filamentosos, não dermatófitos, claros ou escuros, são também causa de infecções na pele ou unha, conhecidas respectivamente como hialo-hifomicoses e feo-hifomicoses.
Piedras
São infecções fúngicas que se caracterizam pela presença de nódulos irregulares, aderentes ao pêlo e, geralmente, visíveis a olho nu. São reconhecidos dois tipos de piedra: a piedra branca e a piedra negra, distintas quanto á sua