Fusariose
FUSARIOSE DISSEMINADA em paciente tr ansplantado de medula óssea
Débora Braga de Pinho, Louise Leal Fernandes, Glória Barreiros, Leonardo Pereira Quintella, Celso Tavares Sodré
Serviço de Dermatologia e Curso de Pós-Graduação HUCFF-UFRJ, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Introdução
Relato do Caso
A Fusariose é uma afecção causada por fungos do gênero Fusarium. As formas clínicas da doença estão relacionadas com via de contaminação e status imune do hospedeiro podendo se apresentar como uma infecção superficial, localmente invasiva ou disseminada. Imunocomprometidos, em especial os neutropênicos, estão predispostos a forma grave da infecção com grande letalidade.
Paciente masculino, 62 anos, portador de Leucemia Mielóide Aguda, pancitopênico, submetido a Transplante de Medula Óssea Alogênico. Em uso de Voriconazol oral por provável Aspergilose pulmonar apresentou nódulos eritematosos, alguns com centro violáceo, na face, abdome e nos membros. Frente a suspeita de Fusariose realizamos biópsia de lesão cutânea e iniciamos Anfotericina B. Na histologia a coloração de rotina evidenciou discreto infiltrado inflamatório além de trombose e as colorações especiais pelas Técnicas de PAS e Grocott demonstraram a presença de formas fúngicas tubulares e com ramificações em ângulo agudo no interior dos vasos e interstício com laudo histopatológico de
Hialo-hifomicose e a cultura para fungo isolou Fusarium sp. O paciente evoluiu com melhora parcial das lesões cutâneas, porém houve agravamento do quadro pulmonar e óbito devido a insuficiência respiratória.
Discussão
A infecção por Fusarium é potencialmente grave em indivíduos imunocomprometidos tendendo a ocorrer principalmente nos pacientes com neutropenia grave e prolongada, leucemia aguda e transplantados.
Nestes a doença é tipicamente invasiva e disseminada, diferente da infecção em indivíduos imunocompetentes onde predominam as formas superficiais e localizadas.
As espécies mais