hgfds
TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS
Princípio de Funcionamento.
O transformador é um dispositivo que permite elevar ou abaixar os valores de tensão ou corrente em um circuito de CA.
A grande maioria dos equipamentos eletrônicos emprega transformadores, seja como elevador ou abaixador de tensões.
Quando uma bobina é conectada a uma fonte de CA surge um campo magnético variável ao seu redor.
Aproximando-se outra bobina à primeira o campo magnético variável gerado na primeira bobina “corta” as espiras da segunda bobina.
Como conseqüência da variação de campo magnético sobre suas espiras surge na segunda bobina uma tensão induzida.
2
A bobina na qual se aplica a tensão CA é denominada de primário do transformador e a bobina onde surge a tensão induzida é denominada de secundário do transformador.
É importante observar que as bobinas primária e secundária são eletricamente isoladas entre si. A transferência de energia de uma para a outra se dá exclusivamente através das linhas de força magnéticas.
A tensão induzida no secundário de um transformador é proporcional ao número de linhas magnéticas que corta a bobina secundária.
Por esta razão, o primário e o secundário de um transformador são montados sobre um núcleo de material ferromagnético.
O núcleo diminui a dispersão do campo magnético, fazendo com que o secundário seja cortado pelo maior número de linhas magnéticas possível, obtendo uma melhor transferência de energia entre primário e secundário. As figuras abaixo ilustram o efeito provocado pela colocação do núcleo no transformador.
3
Com a inclusão do núcleo o aproveitamento do fluxo magnético gerado no primário é maior. Entretanto, surge um inconveniente: o ferro maciço sofre grande aquecimento com a passagem do fluxo magnético.
Para diminuir este aquecimento utiliza-se ferro silicoso laminado para a construção do núcleo. Com a laminação do ferro se reduzem as “correntes parasitas”