resenha e resumo do livro A última música
O livro conta a história de Ronnie, uma garota de 17 anos que é obrigada a passar um verão inteiro ao lado do pai, um ex-concertista de piano, com quem ela não conversa a 3 anos. Ronnie e o irmão Jonah, seguem para o litoral da Carolina do Norte, deixando Nova York para trás. Ronnie chega a pequena cidade onde o pai vive com um mal humor absurdo e uma atração por desastres incomparável. Logo no primeiro dia ela é "atropelada" por um jogador de vôlei que tenta fazer uma defesa na bola sem se dar conta da presença da mocinha da areia. Em seguida, é injustamente acusada de roubo e entre uma coisa e outra, não quer desistir do ressentimento que sente pelo pai ter abandonado a família. Porém Ronnie tem a oportunidade de se apaixonar pela primeira vez na vida pelo educado e bonito Will, solidificar a amizade com o irmão mais novo e o melhor de tudo, perdoar o pai e entender os motivos que o levaram a se afastar da ex-mulher e dos filhos. Juntamente com o pai, compõe uma musica que dá o nome ao livro. Ronnie percebe o quanto a vida passa rápido e a narrativa do autor nos desperta a não perdermos tempo e amarmos intensamente as pessoas que são importantes na nossa vida.
É mais que uma história de amor de verão ou de perdão familiar, é uma história intensa de amor em suas diversas esferas e do quanto esse sentimento é capaz de mudar uma vida completamente.
Recomendo a leitura para todos aqueles que se deixam levar por um romance que transcende as expectativas. Porém, se você é daquelas pessoas que tem o poder de se colocar no lugar dos personagens, saiba que será impossível conter as lágrimas quando a história começa a se amarrar.
Separei para deixar registrado aqui um parágrafo que me sensibilizou muito: "A vida é bem parecida com a música. No começo, há mistério e no final, confirmação. Mas é no meio que reside a emoção e faz com que a coisa toda valha a pena." (Página 381).
O livro teve uma adaptação muito feliz no cinema e apesar