servidor apache
O servidor de web apache é mais bem sucedido servidor weblivre atualmente, pesquisas recentes apontam que mais de 60% dos sites rodam em apache. O apache foi criado em 1995 por Rob McCool e hoje é um dos mais ou se não o mais importante servidor web do mundo, e por ser tão usado os motivos incluem sua excelente performance, segurança e sua compatibilidade com diversas plataformas e todos os seus recursos.
A principal característica do apache é que ele é um software livre, o que significa que qualquer um pode estudar ou alterar seu código-fonte, além de poder utilizá-lo gratuitamente. É graças a essa característica que o software foi (e continua sendo) melhorado ao passar dos anos. Graças ao trabalho muitas vezes voluntário de vários desenvolvedores, o Apache continua sendo o servidor Web mais usado no mundo. Além de estar disponível para o Linux (e para outros sistemas operacionais baseados no Unix), o Apache também conta com versões para o Windows, para o Novell Netware e para o OS/2, o que o torna uma ótima opção para rodar em computadores obsoletos (desde que este atenda aos requisitos mínimos de hardware).
O servidor Apache é capaz de executar códigos em PHP, Perl, Shell Script e até em ASP e pode atuar como servidor FTP, HTTP, entre outros. Sua utilização mais conhecida é a que combina o Apache com a linguagem PHP e o banco de dados MySQL. Outra característica importante do apache é a exigência de hardware que depende de sua aplicação, mas um PC Pentium com 64 MB de memória RAM é capaz de executá-lo tranqüilamente em um ambiente corporativo pequeno. No entanto, quando se trata de um site na internet, é interessante ter máquinas tão poderosas quanto o que exige o nível de acesso.
Em resumo de tudo o que foi dito o servidor Apache é um software poderoso, robusto, seguro e amplamente usado no mundo. Seu leque de configurações o faz ser uma ferramenta que requer tempo para ser dominada, mas com grandes vantagens futuras.