Linux
Introdução
Pelo menos até o desenvolvimento deste artigo, o Apache era o servidor Web mais usado no mundo, tendo um domínio de mais de 60%. Por ser tão importante assim, nada melhor do que entender um pouco o Apache, conhecer sua história e saber como começar a utilizá-lo. É isso que você verá nas próximas linhas.
O servidor Apache
Ao acessar qualquer site, há um servidor por trás daquele endereço responsável por disponibilizar as páginas e todos os demais recursos que você pode acessar. Assim, quando você envia um e-mail através de um formulário, coloca uma mensagem em um fórum de discussão, faz uma compra on-line, etc, um servidor Web (ou um conjunto de servidores) é responsável por processar todas essas informações.
Sendo mais claro, um servidor Web é um computador que processa solicitações HTTP (Hyper-TextTransfer Protocol), o protocolo padrão da Web. Quando você usa um navegador de internet para acessar um site, este faz as solicitações devidas ao servidor Web do site através de HTTP e então recebe o conteúdo correspondente. No caso do Apache, ele não só executa o HTTP, como outros protocolos, tais como o HTTPS (O HTTP combinado com a camada de segurança SSL - Secure SocketLayer), o FTP (File Transfer Protocol), entre outros.
Como servidor Web, o Apache é o mais conhecido e usado. Os motivos incluem sua excelente performance, segurança, compatibilidade com diversas plataformas e todos os seus recursos.
O servidor Apache (ou Apache Server) surgiu no National Center of Supercomputing Applications (NCSA) através do trabalho de Rob McCool. Ao sair da NCSA, McCool parou de trabalhar no software (que nessa época recebia justamente a denominação NCSA) e então várias pessoas e grupos passaram a adaptar o servidor Web às suas necessidades. No entanto, foram Brian Behlendorf e Cliff Skolnick os principais responsáveis pela retomada do projeto, contando logo em seguida com o apoio de