Por que linux.
Primeiro de tudo vou deixar claro que o “todos” do títulos significa num sentido de “bem comum”. Depois tudo isso, para deixar mais claro ainda, NÃO SE TRATA DE IDEOLOGIA, pelo menos não a ideologia pejorativa pós-napoleônica, aquela do pensamento comum de que se trata de algo sem fundamento lógico, mas sim, talvez, ideologia como ciência, a ciência das ideias, quem sabe.
De qualquer maneira o modelo de negócio e desenvolvimento chamado Software Livre é sim uma ideia estruturada, um modelo de negócio que beneficia a iniciativa privada, o empreendedorismo, a concorrência, os consumidores e gera uma gama de benefícios para todos, em todas as esferas.
Depois, especificamente sobre o Linux, qual é a situação atual no mercado de PCs? Monopólio. Sim, monopólio, o mesmo monopólio que é estudado há décadas e já provado que é prejudicial para o sistema econômico e para os consumidores. Isso que é preciso entender.
A SITUAÇÃO ATUAL DO MERCADO
Mas a primeira atitude é, então, conhecer o quão ruim é a situação atual. Depois é preciso pensar o motivo que leva muitos a defenderem a permanência da situação atual. É de se estranhar realmente como alguém defende a permanência de uma única mega-empresa no desenvolvimento e distribuição de algo vital para todos, o sistema operacional de um computador. No entanto isso existe e são milhares que defendem a atual situação calamitosa.
É preciso saber que esse monopólio somente traz prejuízo para todos e beneficia unicamente a corporação dominante (é provado, não há o que discutir).
Agora, por que é prejudicial a dominação de uma única empresa para todos nós se eu sou consumidor e não empresário concorrente? Simples:
1. Inovações freadas e ineficiência – é provado que com a dominação maciça de uma mega-empresa lentifica, quando não cessa, o caminho das inovações. Quer um exemplo da própria Microsoft? O Internet Explorer.
A Microsoft colocou o navegador pré-instalado, com isso