hgfd
O dinamarquês, formado em engenharia e arquitetura,Verner Panton foi um dos grandes designers do século 20. Trabalhou com Arne Jacobsen, tendo contribuído para o design da consagrada cadeira formiga (The Ant), mas logo criou sua própria linha de móveis com peças versáteis, coloridas e que desafiam a gravidade. Panton dizia querer quebrar a rigidez do ferro e dar “humor às formas das coisas”, Segundo ele próprio, era inconcebível sentar-se num sofá bege e quadrado. A cadeira Panton criada nos anos 1960, esta histórica cadeira trouxe-lhe reconhecimento pela sua forma inesperada, o formato de S, foi a primeira peça a ser produzida em uma só peça de plástico moldado, foi produzida em diversas cores brilhantes. Foi Panton quem começou a revolução “pop” no mobiliário “cool” da época: trabalhou com plástico, poliuretano, espuma, sempre em cores vibrantes.
A famosa cadeira de Verner Panton. Foi a primeira a ser produzida a partir de um só molde de polipropileno injectável, com acabamento liso dos dois lados. A Panton é a realmente diferente de todas as outras cadeiras, porque, além da sua forma inusitada: não tem “4 pés”, é de um só corpo.
Não há separação entre o assento, a estrutura de apoio e o espaldar. Todas as suas medidas, ângulos, linhas, reentrâncias e volumes, foram estudados para que o corpo humano se adapte perfeitamente. 2.1 O Polipropileno.
Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero ou termoplástico derivado do propeno ou propileno e reciclável. Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável, com um número "5" por dentro e as letras "PP" por baixo.
O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.
Suas principais características são:
Baixo custo;
Elevada resistência