quimica
O uso crescente de biocombustíveis e o consequente aumento no número de usinas sucroalcooleiras no país são fatores que aquecem o mercado de trabalho para esse engenheiro. O Brasil já é líder mundial na produção de etanol. A demanda é tanta que se prevê falta de profissionais. "A procura é tão grande por esse especialista que as oportunidades começam antes mesmo da graduação, seja na iniciação científica, seja em estágio", diz o professor Wu Kwong, coordenador do curso da UFSCar. Na área ambiental, as oportunidades estão, especialmente, no tratamento de resíduos. A alta na venda de automóveis também aquece a procura pelo engenheiro químico. Nesse caso, o profissional não é contratado, necessariamente, pelas montadoras, mas pelas indústrias de tintas e espumas. Companhias de engenharia, como a Engevix, refinarias, como a Petrobras, além de empresas da área de papel e celulose, farmacêuticas, alimentícias, de aditivos químicos, também têm alta procura por esse engenheiro. Os polos industriais do Rio de Janeiro e de São Paulo, incluindo a região de Campinas, no interior paulista, reúnem os principais empregadores.
Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); fonte: Confea.
As melhores escolas
5 estrelas
RJ Rio de Janeiro UFRJ. SC Florianópolis UFsc. SP Campinas Unicamp. são carlos UFscar. São Paulo USP.
4 estrelas
MG Belo Horizonte UFMg. Uberlândia UFU. PE Recife UFPe. PR Maringá UeM. RJ Rio de Janeiro PUc-Rio, Uerj. RN Natal UFRn. RS Porto Alegre UFRgs
3 estrelas
BA Salvador UFBa, Unifacs. CE Fortaleza UFc. PB Campina grande UFcg. PR Curitiba UFPR. RJ Niterói UFF. Seropédica UFRRJ. RS Caxias do Sul Ucs. Porto Alegre PUcRs. Rio Grande Furg. Santa Maria UFsM. SC Blumenau Furb. SE São Cristóvão UFs. SP Lorena UsP Eng. Ind. Quím.; Engenharia Química. São Bernardo do campo centro Universitário da Fei. São caetano do sul Mauá-sP.
Orientação Profissional
Curso
Física, química e matemática estão presentes no currículo durante todo o