educação ambiental
Práticas de gestão do território e de uso do solo têm um grande impacto sobre os ecossistemas e os recursos naturais incluindo a água e o solo. Informação sobre o uso do solo pode ser usada para desenvolver soluções para a gestão de problemas relacionados a recursos naturais como, por exemplo, qualidade da água. O levantamento do uso do solo é de grande importância, na medida em que o uso desordenado do solo causa a deterioração do meio ambiente. Os processos de erosão intensos, as inundações, os assoreamentos de reservatórios e cursos d'água são consequências do mau uso do solo.
As mudanças de uso do solo estão diretamente relacionadas a questões de mudança do clima também. Por exemplo, as queimadas afetam o clima. Por outro lado, as práticas de reflorestamento podem contribuir para o aumento de estoque de carbono.
Geralmente onde não há adequado planejamento do uso do solo ou sua execução não segue o planejado, ocorre degradação exacerbada da terra e seus recursos naturais. Como consequência muitas vezes há miséria em regiões onde houve esgotamento dos recursos naturais. o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas...
As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.
É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa pois é feita em grandes proporções. A fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enche o céu de gases tóxicos. Os esgotos não tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.