Hermenêutica
Filosofia = amar a sabedoria, o que expressa o desejo do homem de descobrir o porquê.
Reflexão filosófica = a busca da verdade inerente a toda experiência humana.
Unidade I – O realismo
Uma investigação séria sobre qualquer acontecimento ou objeto, no nosso caso, o homem, requer, antes de qualquer coisa, que sejamos REALISTAS.
1. Realismo:
Pode ser descrito como uma atitude que privilegia a observação global, interessada e insistente do fato ou do acontecimento real, em detrimento de um esquema ou de uma idéia que já tenhamos em mente sobre o objeto que desejamos conhecer.
O realismo nos induz a procurar conhecer o objeto como ele é, e não como achamos que seja ou que deveria ser.
A atitude realista implica: para observar um objeto, o método de conhecimento deve ser imposto pelo objeto e não imaginado, organizado ou criado pelo sujeito.
Resumindo: atitude realista = conhecimento do objeto tal qual ele é, portanto, o método do conhecimento deve ser imposto pelo próprio objeto.
Supuséssemos que fosse possível ter ao alcance dos olhos a experiência humana enquanto fenômeno, também neste caso se deveria dizer que o método para conhecê-lo deve ser por ela sugerido.
2. Uma reflexão sobre a própria experiência:
Qual é o método adequado para compreendermos a nós mesmos? • Investigação existencial.
Para conhecermos a nos mesmos devemos partir de uma reflexão sobre as nossas próprias experiências; do contrario, correremos o risco de adotar acriticamente os critérios da moda ou as opiniões mais em voga acerca de questões importantes para nossa vida.
Se não houver uma reflexão pessoal terminaríamos por nos alienar, deixando que outros determinem nossas idéias e nosso comportamento.
Sócrates iniciou sua pesquisa após ler a frase: “conhece-te a ti mesmo”.
Resumindo: Compreender o homem = investigação existencial = reflexão sobre as próprias experiências, para que os outros não determinem as nossas idéias.