Citologia
RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA O USO DO MATERIAL NAS AULAS PRÁTICAS:
Para um melhor rendimento em seu trabalho de laboratório, leia com atenção o roteiro referente à aula prática antecipadamente e observe a orientação sobre a utilização do material didático. O material é de uso de todas as turmas, recomendando-se, portanto que, no inicio de cada aula, os alunos façam a revisão do material a eles confiado. Qualquer alteração deverá ser comunicada ao professor. Solicitamos o máximo zelo com o material do laboratório, e em especial com os microscópios.
1. INTRODUÇÃO
A palavra microscópio é de origem grega (micros =pequeno, scopein =observar, olhar com atenção). A função do microscópio é fornecer imagens ampliadas de objetos que não seriam visíveis a vista desarmada. Esta ampliação é obtida por meio dos sistemas de lentes que estes aparelhos apresentam. O microscópio óptico comum é composto por dois sistemas: SISTEMA MECÂNICO E SISTEMA ÓPTICO.
SISTEMA MECÂNICO:
a) Pé ou Base – é uma base firme, relativamente pesada, que se continua por um braço, por meio do qual o instrumento pode ser erguido.
b) Tubo ou Canhão – estrutura onde está reunido parte do sistema óptico: na parte superior, encontramos as lentes oculares e, na parte inferior, as lentes objetivas.
c) Revólver ou Porta Objetivas – estrutura acessória na qual as objetivas estão rosqueadas. Permite a observação através das diferentes objetivas, sem que para isto, se tenha que fazer nova focalização.
d) Platina – estrutura plana onde o objeto a ser examinado é fixado por meio de presilhas. Possui uma perfuração central por onde passam os raios luminosos.
e) Charriot – dispositivo adaptado a platina que permite movimentar a preparação nos dois eixos do plano (horizontal e vertical).
f) Parafusos Macrométrico e Micrométrico – parafusos com comando externo que permitem movimentação da