Redutor de velocidade
O que é?
O redutor de velocidade como o próprio nome diz tem como finalidade reduzir velocidade de rotação em eixos. Ele altera a entrada de alta velocidade em uma menor velocidade de rotação e com um elevado torque. Podem assumir várias formas. Eles também oferecem segurança mecânica, reduzindo a velocidade de rotação do equipamento.
Principais partes:
Eixos: São usinados em aço médio carbono temperado e revenidos para a dureza especificada.
Engrenagens: São rodas dentadas Fabricadas em aço Tem formato cilíndrico de dentes retos, helicoidal ou cônico (pinhão), conforme o modelo do redutor.
Rolamentos: Elementos girantes de máquina que suportam o eixo com as engrenagens, possibilitando a eles o menor atrito possível ao girar. São utilizados rolamentos radiais, axiais ou cônicos.
Retentores: Utiliza-se vedadores de borracha com molas, para reter o óleo de a parte interna evitar as infiltrações de contaminantes externos.
Tampa de inspeção: Evita a desmontagem do redutor, facilitando a inspeção das partes internas.
Níveis de óleo: Sistema para inspeção de nível óleo lubrificante utilizado dentro do redutor. Podem ser do tipo visor, tubo vertical ou vareta de nível.
Respiro: Dispositivo que possibilita a saída e entrada do ar no redutor durante o trabalho, devido ao aquecimento e resfriamento (mudança de volume do ar).
Placa de dados do redutor: Onde estão contidas várias informações importantes para o seu correto dimensionamento, tais como: Relação de transmissão, rotação máxima do eixo de entrada e saída, tipo de lubrificante, torque no eixo de saída, modelo, fabricante, etc.
Cuidados na manutenção
Visando uma maior durabilidade dos redutores e peças, é de fundamental importância periodicamente verificar as seguintes variáveis:
• Temperatura do Lubrificante
• Análise do Lubrificante (pureza, viscosidade)
• Nível de Ruído
• Vibração.
Para atividades de Manutenção Preventiva que requeiram a desmontagem