Redutores de velocidade
Redutores de velocidades
(caixa de redução)
Samuel Ferraz
Márcio Rios
Ricardo Braga
Jadson Santos
Thássio Marques
IFES – São Mateus
2012
Samuel Ferraz
Márcio Rios
Ricardo Braga
Jadson Santos
Thássio Marques
Redutores de velocidades
(caixa de redução)
Trabalho apresentado ao Professor Manoel da disciplina de elementos de maquinas da turma do 2° modulo, turno noturno do curso de mecânica técnica.
IFES – São Mateus 2012
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre redutores de velocidades, que são elementos de maquinas responsáveis pela redução e variação da velocidade de rotação de um eixo. Os redutores podem ser acionados por meio de motores elétricos, de combustão interna e hidráulica ale de pode ser acionado também por meio de turbinas.
Redutores de velocidade
Redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador (geralmente um motor, elétrico ou não). Seus principais componentes são basicamente: Eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça. O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado.
Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível e vice-versa. Existem diversos tipos e configurações de redutores de velocidade, sendo os mais comuns os redutores de velocidade por engrenagens. Essas engrenagens, por sua vez, podem ser cilíndricas ou cônicas. Pode-se ainda utilizar o sistema coroa e rosca sem fim. Já os dentes das engrenagens podem ser retos ou helicoidais. Quando há intenção de se reduzir a vibração e ruído utiliza-se, nos redutores, engrenagens de dentes helicoidais, já que a transmissão de potência, nesse caso, é feita de maneira mais homogênea. Por outro lado, as engrenagens de dentes retos são mais simples de serem fabricadas