REDUTOR DE VELOCIDADE
ELEMENTOS DE MÁQUINAS
REDUTOR DE VELOCIDADE
•
•
É um dispositivo mecânico que reduz a velocidade de um acionador, transformando rotação em potência.
O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado. CLASSIFICAÇÃO
• Rosca Sem-fim E Roda
De Coroa;
• Engrenagens Helicoidais;
•
Planetarios.
REDUTOR SEM-FIM/RODA DE COROA
Funcionamento
REDUTOR SEM-FIM/RODA DE COROA
Características técnicas:
CÁRTER:
-Em ferro fundido de grande qualidade.
ENGRENAGENS: -O sem-fim é uma única peça.
-A sua fabricação precisa, garante um alinhamento exato das engrenagens. -Os pés são maciços e fortemente nervurados e dão um amplo suporte que assegura uma rigidez absoluta, devido à sua configuração é possível uma diversão mais ampla de versões p/ montagem.
-Material usado para o sem-fim é aço ao carbono de grande resistência, temperado por indução ou em alguns casos um aço de liga com tratamento térmico antes de ser cortado.
-A coroa é fundida em bronze fosforoso. -As engrenagens são retificadas e largamente dimensionadas para transmitir continuamente a potência nominal.
REDUTOR SEM-FIM/RODA DE COROA
Características técnicas:
VEIOS E APOIOS: -Todos os veios são retificados e apoiados em rolamentos de rolos cónicos de grande capacidade de carga. -Sem-fim e veio de saída com retentor para evitar perdas de óleo e entrada de poeiras.
RENDIMENTO:
-O rendimento é muito elevado e atinge 96/98% sob plena carga. LUBRIFICAÇÃO: -As engrenagens funcionam em banho de óleo c/nível controlado por visor de vidro. -Entrada e saída de óleo por sistema de bujão roscado. -Os rolamentos recebem lubrificação adequada mediante chapinhagem.
REFRIGERAÇÃO: -A sua capacidade de refrigeração do cárter e da ventoinha de Arrefecimento é suficiente para temperaturas de óleo até 80ºC. ENSAIO: -Todos os componentes do redutor são examinados durante e depois da