Educação física
METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA OLÍMPICA
1- POSTURAS BÁSICAS
a- Estendida- O tronco, braços e pernas unidas estão totalmente estendidos. b- Grupada- As pernas estão flexionadas com os joelhos próximos ao tórax. c- Carpada- As pernas estão estendidas, unidas ou afastadas com o tronco fletido sobre elas ou vice-versa. d- Afastada- Quando as pernas estão estendidas e afastadas com o tronco flexionado ou ereto entre elas e os braços elevados.
OBS: Existe ainda a postura selada, que é a hiperextensão da coluna vertebral. Normalmente, esta não é uma postura correta.
SOLO- ESPECÍFICAÇÕES TÉCNICAS DA PROVA
A prova de solo é executada em um espaço de 12m x 12m, constiduido por molas, tábuas de madeiras, espuma de polietileno e carpete. Tal estrutura, favorece ao ginasta desempenhar suas acrobacias de maneira mais favorável, evitando dessa forma lesionar seu aparelho ostéo-muscular ao longo dos treinos e competições favorecidos pelos impactos constantes dos exercícios.
O tempo de série para o setor masculino dura no mínimo 50”(segundos) e no máximo 70”(segundos), enquanto no setor feminino, 70”(segundos) mínimo e 90” no máximo, sendo acompanhada por música instrumentral ou orquestrada não tendo voz.
Elementos Básicos
1-ROLAMENTO PARA TRÁS GRUPADO
Pode ser executado na postura grupado ou carpado(com pernas afastadas ou juntas)
Partindo da posição de cócoras, de costas para o colchão semifletido e juntos, tronco inclinado, ventre contraido, queixo contra o peito. Os cotovelos estão elevados, fletidos, antebraços paralelos, pulso em hiperextensão, palmas das mãos voltadas para trás, pontas dos dedos próximo aos ombros. O executante deverá rolar sobre as costas até que a nuca atinja o colchão. Ao colocar as palmas das mãos no solo, dever estender vigorosamente e impulsionar para cima e para trás, quando o quadril passar da vertical invertida, de modo que os braços possam sustentar todo o peso do