Batismo
ATISMO
EM
N
OME DO
E
SPÍRITO
S
ANTO
? – M
ATEUS
28:19
“
Ide, portanto, fazei disc í pulos de todas as na çõ es, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esp í rito Santo.
”
- Mateus 28:19.
Com a generalizada aceita çã o entre os estudiosos de que a f ó rmula trinitarianapresente em I Jo ã o 5:7 tem origem esp ú ria, o peso da defesa da Trindadecaiu fortemente sobre Mateus 28:19 que passou a ser o verso preferido dosdefensores desta teoria. A raz ã o é simples: nenhum outro verso b í blico colocano mesmo patamar o Pai, o Filho e o Esp í rito Santo. A famosa e consagradaexpress ã o
“
em nome do Pai, do Filho e do Esp í rito Santo
”
n ã o aparece emnenhum outro lugar na B í blia; é uma exclusividade de Mateus 28:19.No entanto, esta f ó rmula batismal tem trazido controv é rsia entre osestudiosos por diversas raz õ es:
•
A sugest ã o de exist ê ncia de uma trindade n ã o se coaduna com acren ç a monote í sta do p ú blico alvo do evangelho de Mateus, os judeus.
•
O contexto (verso 18) diz que toda a autoridade foi dada a Cristo. Istosugere, naturalmente, uma a çã o posterior em nome de quem tem e delegaa autoridade, no caso, em nome de Jesus apenas.
•
Os batismos realizados posteriormente pelos disc í pulos e relatadosno livro dos Atos foram em nome de Jesus apenas.
•
Todas as orienta çõ es de Cristo e as a çõ es dos disc í pulos (ora çõ es,milagres, expuls ã o de dem ô nios, advert ê ncias, reuni õ es e prega çõ es) foramem nome de Jesus e n ã o em nome do Pai, do Filho e do Esp í rito Santo.
•
H á evid ê ncias de que a f ó rmula batismal citando
“
em nome do Pai,Filho e Esp í rito Santo
”
n ã o conste no original, mas tenha sido adicionadaposteriormente.Passaremos a analisar cada uma destas causas de controv é rsias, antespor é m, algumas palavras importantes sobre a confiabilidade e integridadeb í blica.
Integridade