Henry Ford
O filme o homem e a máquina – conta á história do fundador da empresa Ford em sua trajetória empreendedora, Um jovem idealizador, que seu sonho era construir carros e distribuí-los para o mundo todo, em sua idéia os veículos seriam de fácil acesso para qualquer trabalhador que quisesse adquirir um. No contexto em que é relativo o nosso estudo, Henry Ford era um visionário da indústria automotiva, sendo considerado como o pai da linha de produção. Era um homem simples que não visava muitos lucros, seu ideal mesmo era produzir mais e mais automóveis, e seu modelo clássico era o Ford T.
Era muito ligado a engenharia mecânica, não se preocupava muito com as questões administrativas de sua empresa, mas devido ao excesso de horas trabalhadas, começou a ter problemas com seus colaboradores, onde surgiu a idéia de pagar bons salários aos seus colaboradores. Passou por momentos difíceis com protestos que chegaram até ocasionar mortes e isso lhe deixou profundamente magoado.
Em relação a presença de sua família na empresa ficou claro no filme á centralização que Henry exercia, pois a sucessão de seu filho só começou após uma estratégia de diminuir as ações e recuperar o total controle da empresa, e conseqüente a isso a passagem da presidência foi um tremendo fracasso, ele considerava seu filho um homem fraco e não o respeitava mal escutava suas opiniões, nunca valorizou as análises de mercado elaboradas pelo seu filho, que já se preocupava com o crescimento de uma de suas maiores concorrentes a Chevrolet, devido a permanência do antigo e já ultrapassado modelo T, começaram perder cada vez mais espaço no mercado automobilístico. Mesmo com o tempo reconhecendo algumas ações do filho, ele sempre deixou claro que era ele que mandava.
Após o falecimento do seu filho Edsel Ford e Henry com uma idade já