Quem foi henry ford
“O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro”, (Henry Ford).
Henry Ford nasceu em 1863 em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos. Ford começou a gostar de motores trabalhando na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas e mostrava muita habilidade para inovar. Ele sempre observava o funcionamento mecânico dos equipamentos para tentar facilitar seu trabalho, pois a vida na fazenda era difícil e exigia serviços pesados feitos à mão.
Em 1879, com 16 anos, Ford começou a trabalhar na James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentrou nos motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido à gasolina.
Por volta de 1890, Ford trabalhou como engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company. Em 1893, após sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford passou a ter tempo e dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com motores a gasolina. O gosto pessoal resultou na Detroit Automobile Company, sua primeira empresa. Anos mais tarde a Ford Motor Company foi fundada em 1903.
As ideias de Henry Ford eram inovadoras e modificaram o pensamento da época. Ele iniciou os processos de mecanização, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não precisava pensar apenas como fazer, mas efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível.
Além do processo, Ford implementou a política de metas e revolucionou o tratamento aos seus funcionários permitindo um salário quase duas vezes maior que outras indústrias. Segundo ele, dessa forma seria criado um movimento econômico cíclico com a maior distribuição de renda