Henry Ford
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA MECANICA
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA
PROFESSOR MARCELO CARLOTTO NEHME
TRABALHO SOBRE HENRY FORD
ALUNO: JONATHAN ORSI CHIU
CAXIAS DO SUL, 09 DE MARÇO DE 2012.
HENRY FORD
Henry Ford fundou, em 1903 em Detroit, a FORD MOTOR COMPANY. Em 1908, Henry pôde introduzir suas ideias revolucionárias com a produção do modelo “T”.
O modelo “T” foi eleito o “carro do século” por ser um veículo extremamente simples, de construção robusta e baixo preço. Com a introdução do modelo “T”, a Ford se torna o maior fabricante norte-americano de automóveis.
Porém, quando o modelo T foi apresentado, os métodos de produção ainda eram os convencionais da época. Um dos pensamentos de Henry Ford era que qualquer pessoa, inclusive seus próprios funcionários, deveria ser capaz de comprar um carro produzido pela empresa. E para Ford, a única forma de isso acontecer seria produzindo em grande quantidade e a baixo custo. Nesse sentido, concentrou-se na eficiência da produção, mecanizando tudo quanto possível e dividindo as tarefas em seus menores componentes, seguindo os princípios da administração científica.
O primeiro modelo T produzido pela Ford levou mais de 12 horas para sair da linha de produção. E, em 1925, saía um a cada dez segundos. Para que isso pudesse acontecer o modelo fordista apresentava um foco total no produto, ou melhor, no processo de produção em linha. Cada um de seus funcionários recebia uma tarefa específica e repetitiva, como instalar uma roda dianteira direita ou a porta direita traseira. Ao dividir o trabalho em pequenas tarefas padronizadas, que podiam ser repetidas muitas vezes, Ford tornou-se capaz de produzir um carro a cada 10 segundos, mesmo empregando trabalhadores com habilidades relativamente limitadas.
Ford demonstrou que o trabalho pode ser realizado de forma mais eficiente se os funcionários tornarem-se especializados em uma tarefa