Henry ford
Texto: José Geraldo Fonseca - Fotos: divulgação Henry Ford foi o mais famoso criador de veículos de todos os tempos. É conhecido sobretudo pela criação de uma nova forma produtiva, a linha de montagem em série, que permitiu diminuir em muito o custo de seus automóveis e transformar seu carro mais conhecido, oModelo T, naquele que deu rodas ao mundo.
Suas ideias modificaram todo o pensamento da época, desenvolvendo a mecanização do trabalho, a produção em massa, a padronização do maquinário, do equipamento e dos produtos e a política de metas. Esse sistema produtivo também é conhecido como fordismo. Outra importante ideia de Ford era a de que o pagamento de um salário substancial para os trabalhadores aumentaria seu poder de compra, criando um movimento econômico cíclico.
Considerado um dos mais polêmicos industriais da história, Henry nasceu em 30 de junho de 1863 em uma fazenda onde hoje fica a cidade de Dearborn, próxima a Detroit, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Sua trajetória com motores iniciou-se na fazenda da família, sendo o responsável pelos reparos nas máquinas. Abandonou os estudos na quinta série e com 12 anos, em uma estrada perto da fazenda, teve seu primeiro contato com um locomóvel (como eram chamados os veículos a vapor), fabricado pela Nichols, Shepard & Company.
Em 1879 foi trabalhar como aprendiz de operador de máquinas em Detroit, primeiro na James F. Flower & Bros. e depois na Detroit Dry Dock Co. Três anos depois voltou para a fazenda, operando motores portáteis a vapor da Westinghouse, que logo o contratou para cuidar do conserto e montagem de locomóveis. Nesse período, Ford estudou contabilidade. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, começou a se interessar por motores a explosão.
Ford assumia em 1891 o lugar de engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company, de