Emigração
[pic]
Curso: Técnico de Marketing
Turma: C8
Disciplina: Integração
Módulo: Ética
Docente: Sandra Germano
Alunos:
Daniel Franco Nº 1035 Diogo Pedro Nº 1036 Fábio silva Nº 1037
Introdução
Este trabalho foi elaborado no âmbito do Módulo 3 da disciplina de integração, e tem como objectivo a preparação de um debate, onde o assunto a debater será a Emigração de um ponto visto ético. Neste trabalho vamos definir o que é a Emigração, as razões que levam os emigrantes a o fazerem e as suas consequências para os países receptores.
Definição de Emigração
Emigração é o acto e o fenómeno espontâneo de deixar o seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação. Trata-se do mesmo fenómeno da imigração mas visto da perspectiva do lugar de origem. Ou seja, a Emigração é quando saem do nosso país (exterior), E a imigração é quando entram no nosso país (interior).
[pic]
Tipos de Emigrantes
Migração - Deslocação de uma pessoa através de um determinado limite espacial, com intenção de mudar de residência de forma temporária ou permanente. A migração subdivide-se em migração internacional (migração entre países) e migração interna (migração no interior de um país).
Emigrante permanente - Pessoa (nacional ou estrangeira) que, no período de referência, tendo permanecido no país por um período contínuo de pelo menos um ano, o deixou com a intenção de residir noutro país por um período contínuo igual ou superior a um ano.
Emigrante temporário - Pessoa (nacional ou estrangeira) que, no período de referência, tendo permanecido no país por um período contínuo de pelo menos um ano, o deixou, com a intenção de residir noutro país por um período inferior a um ano. Nota: Excluem-se desta situação as deslocações com carácter de: turismo, negócios,