Emigração
Denomina-se migração ao processo mediante o qual um indivíduo se desloca de uma zona geográfica para outra. Isto pode responder a infinidade de motivos, ainda que os mais frequentes sejam os econômicos e sociais. A sua vez, a migração implica uma série de consequências, entre elas, é claro, as de caráter econômico e social. Isto tem significado que muitos governos do mundo se preocupem para evitar as consequências negativas deste fenômeno e se aproveitar em seu favor.
As migrações têm-se corroborado desde os primórdios da humanidade e têm sido parte de processos históricos por demais relevantes. Efetivamente, desde as culturas antigas, onde as guerras de conquistas traziam a formação de colônias, passando pela colonização de América, até a atual migração para países do primeiro mundo, sempre têm existido estes grandes fluxos associados a importantes processos históricos.
2. Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de migração e procura de melhores condições de vida nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa( PALOP) e seu impacto desde o período colonial até aos dias de hoje.
3.Resumo
O presente trabalho faz uma análise do processo de migração nos PALOP desde os tempos das escravaturas, as emigrações feitas por razões educacionais, laborais e político social, até as emigrações feitas pelos africanos e portugueses para outros países incluindo Angola derivada da crise económica que atingiu muitos países da Europa e com maior incidência em Portugal.
Usarei alguns textos poéticos para nos ajudar a compreender tais aspectos e o que vinha na alma dos emigrantes africanos, nesta diferentes fases de suas vidas na diáspora.
Palavras Chaves: Migração, Emigração, PALOP, Europa, Portugal.
4. Pesquisa detalhada
O processo de migração nos PALOP está relacionada com a chegada dos Portugueses em África no século XV (1436), sob o reinado de D. João II.
Segundo Namone (2013)